Interações atmosfera-terra-oceano e suas repercussões na precipitação média registrada no leste da Região Nordeste do Brasil

Autores

  • Marco Túlio Mendonça Diniz Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.
  • Rosemeri Melo e Souza Universidade Federal de Sergipe, Aracajú, Sergipe, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ag.v13i3.53280

Resumo

O texto trata de explicar diferenciações climáticas existentes no leste da Região Nordeste do Brasil motivadas por fenômenos de circulação atmosférica local, influenciados pelas diferenças de pressão atmosférica no estado médio da atmosfera, atentando para as interações atmosfera-terra-oceano na área. Foram realizadas revisão de literatura, análise e interpretação de imagens de satélite e das normais climatológicas da área. Foi identificado que os fenômenos de brisa terra-mar e diferenças locais nos contrastes barométricos oceano-terra são responsáveis por importantes diferenciações climáticas na área. Esse trabalho de Geografia em escala Regional preencheu uma lacuna no conhecimento científico identificada desde a década de 1970.

Palavras-chave: Geografia Regional, Climatologia Regional, Litoral do Nordeste, Costa dos Recifes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

DINIZ, M. T. M.; SOUZA, R. M. e. Interações atmosfera-terra-oceano e suas repercussões na precipitação média registrada no leste da Região Nordeste do Brasil. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 13, n. 3, p. 244–262, 2019. DOI: 10.5216/ag.v13i3.53280. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/53280. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos