Classificação de terras no sistema de capacidade de uso, na sub-bacia Coimbra, Reserva Privada de Desenvolvimento Sustentável Legado Verdes do Cerrado, Goiás

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ag.v19i3.81098

Résumé

O uso sustentável do solo minimiza impactos agrícolas no ambiente e sua adoção se baseia na análise integrada de atributos morfológicos, físicos, químicos, relevo e fluxos hídricos. Este estudo buscou agrupar áreas de mesmo nível de potencialidades e fragilidades, no Legado Verdes do Cerrado, Goiás, utilizando o Sistema de Classes de Capacidade de Uso da terra, que classifica os terrenos em ordem crescente de limitações e fragilidades, de I a VIII. Foram avaliados 13 pontos quanto à profundidade, textura, fertilidade, declividade, vegetação e erosão, em Latossolos, Cambissolos, Plintossolos e Neossolos. Dentre as classes identificadas II, III, IV, V, VI e VIII, predominaram as classes III (36,6% - cultivo anual somente associado a práticas de manejo complexas) e VIII (32,9% - inadequada para agropecuária). As fragilidades e restrições ao uso se relacionaram a processos erosivos devido à declividade e textura dos solos, requerendo medidas de média complexidade para prevenção e mitigação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2025-12-20

Comment citer

RODRIGUES ARAUJO, Victor Marcel; SANTOS MOMOLI, Renata. Classificação de terras no sistema de capacidade de uso, na sub-bacia Coimbra, Reserva Privada de Desenvolvimento Sustentável Legado Verdes do Cerrado, Goiás. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 19, n. 3, p. 325–348, 2025. DOI: 10.5216/ag.v19i3.81098. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/81098. Acesso em: 31 janv. 2026.

Numéro

Rubrique

Articles