Análise da evolução da produção de soja no cerrado no período de 1975 a 2020
DOI :
https://doi.org/10.5216/ag.v19i2.80286Résumé
Nos últimos 20 anos o Brasil se destacou pela intensificação da produção agrícola, principalmente na região do Cerrado com a produção da soja, a qual se tornou o principal produto da pauta agroexportadora do país. Este trabalho analisa o movimento da produção de soja no Cerrado e seu impacto no desenvolvimento da infraestrutura viária e na taxa de ocupação no setor agrícola no período de 1975 a 2020, a partir do acompanhamento do deslocamento do centro médio da área plantada de soja no Cerrado. Como resultado, identificou-se, inicialmente, o deslocamento da produção, cuja concentração estava localizada ao norte do estado de São Paulo, para a região Centro-Oeste, com indícios de que nos anos posteriores o centro médio da produção de soja tenha se deslocado no sentido norte e nordeste. Quanto ao desenvolvimento da infraestrutura na região, pode-se concluir que a implementação de rodovias se deu de forma heterogênea, tendo seu início nas mesmas regiões de deslocamento do centro médio da produção de soja.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).