Verticalidades e horizontalidades na constituição dos lugares: proposta metodológica para estudo de empresas de food delivery a partir dos dois circuitos da economia urbana
DOI :
https://doi.org/10.5216/ag.v17i2.78106Résumé
Propomos uma metodologia para estudo de empresas de food delivery a partir dos dois circuitos da economia urbana. Tal metodologia reconhece a necessidade de compreensão do chamado capitalismo de plataforma e seu corolário – a uberização do setor de serviços – como uma das manifestações da modernização tecnológica e de seus rebatimentos na economia política da cidade. Nesse sentido, fundamentamos a metodologia a partir das noções de verticalidade, horizontalidade, tecnoesfera, psicoesfera e na proposição teórica dos dois circuitos da economia urbana. Destacamos que essa metodologia foi desenvolvida e aplicada em pesquisa que teve como objetivo compreender a ação das empresas de food delivery na cidade de São Luís, MA, no ano de 2020, e cujos resultados são discutidos, principalmente, em Aguiar (2021) e Nobre et al. (2023).
Palavras-chave: Método Geográfico. Circuitos da Economia Urbana. Capitalismo de Plataforma. Food Delivery.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).