Caracterização, gênese e evolução de depressões fechadas no município de João Pessoa (PB)
DOI :
https://doi.org/10.5216/ag.v17i2.73830Résumé
O presente manuscrito tem por objetivo caracterizar, bem como compreender, os fatores genéticos e evolutivos de depressões fechadas localizadas no município de João Pessoa, estado da Paraíba, Brasil. Para tanto foram considerados aspectos estruturais, morfológicos e morfométricos que se relacionam a esse relevo. Foram adotados os procedimentos metodológicos propostos por Williams (1972), no que se refere a análise morfométrica das depressões fechadas. Para tanto, foi utilizado MDE elaborado com dados do laser LiDAR, com resolução espacial de 2 metros. Conforme as condições estruturais observadas na área de estudo, identificou-se que as depressões fechadas mapeadas apresentam padrão de forma, estando alinhadas e tendendo a evoluir para formar cabeceira de drenagem em anfiteatros, conectando-se com a drenagem fluvial local.
Palavras-chave: João Pessoa (PB); Depressões fechadas; Cárste subjacente.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).