Ensino e Geografia no Livro Cidades de Papel: Conceitos geográficos na narrativa literária
DOI :
https://doi.org/10.5216/ag.v15i2.69534Résumé
O trabalho tem como objetivo analisar a geografia contida na obra literária: Cidades de Papel (2014) identificando e transcrevendo trechos da obra analisada em que conhecimentos geográficos associados às categorias de paisagem, espaço e lugar são expostos no decorrer da narrativa literária por meio de observações feitas pelos personagens da obra, de situações vivenciadas e noções espaciais relacionadas à localização. Para tanto, se fez necessário um embasamento teórico em autores que versam sobre a temática em questão. O método utilizado foi o da percepção, tendo por base os estudos de Tuan (2012 e 2013). Diante da leitura e análise da obra escolhida, identificou-se conhecimentos pertinentes ao ensino de geografia, podendo ser trabalhados pelos professores em sala de aula, facilitando, assim, aos alunos no desenvolvimento das habilidades de ler e interpretar textos e, através deles, identificar e compreender os conceitos geográficos presentes nas obras literárias. Dessa forma, entendemos que as produções literárias podem ser utilizadas como ferramentas teórico-metodológicas pelo professor no ensino de Geografia e que podem propiciar ao aluno, através das percepções das obras literárias, o desenvolvimento no processo de aprendizagem.
Palavras-chaves: Literatura. Percepção. Ensino de Geografia.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).