O ensino do lugar: reflexões sobre o conceito de lugar na Geografia
DOI :
https://doi.org/10.5216/ag.v12i3.57540Résumé
O presente trabalho origina-se da dissertação de mestrado intitulada O ensino do lugar e o lugar do ensino: o conceito de lugar geográfico como dimensão de uma educação emancipadora no Ciclo II do Ensino Fundamental. O artigo que aqui propomos, intitulado “O ensino do lugar: reflexões sobre o conceito de lugar na Geografia”, tem por base o capítulo 2 da referida dissertação. Neste trabalho, buscamos realizar uma reflexão específica a respeito do conceito de lugar em Geografia, apresentando diferentes concepções teóricas, especialmente nas linhas crítica e humanística, suas significações científicas e aplicações cotidianas ao ensino de Geografia no Ciclo II do Ensino Fundamental. Ainda, abordamos a relação dialética entre o lugar e o mundo em uma perspectiva multiescalar, imersa no processo de globalização econômica atual. Com isso, intentamos delinear as discussões sobre o lugar geográfico na Geografia acadêmica e na Geografia escolar, identificando e analisando as bases teóricas que nos ancoraram na reflexão sobre a prática pedagógica em sala de aula.
Palavras-chave: Ensino de Geografia. Lugar. Ciclo II.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).