Caracterização espaço-temporal das tipologias vegetais em ambiente de caatinga degradada: quantificação por meio de variáveis biofísicas

Autores

  • Glauciene Justino Ferreira da Silva Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
  • Mônica Larissa Aires de Macêdo Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
  • Richarde Marques da Silva Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ag.v13i2.55951

Resumo

As características climáticas do Semiárido influenciam fortemente a dinâmica da cobertura vegetal e dos solos, além de variáveis ambientais como albedo e índices de vegetação, entre outras. Pesquisas no Semiárido paraibano têm sido realizadas aplicando metodologias para análise dessas variáveis, sobretudo com base em dados orbitais que têm subsidiado o monitoramento das diferentes paisagens no bioma Caatinga. Assim, esse artigo teve como objetivo analisar a distribuição espaço-temporal e a quantificação do albedo da superfície e do índice de vegetação SAVI, em diferentes tipologias vegetais de caatinga na Bacia Experimental de São João do Cariri-PB. Foram utilizadas imagens do sensor TM/Landsat-5. Os resultados mostraram que a estimativa do albedo foi influenciada pela distribuição espacial das tipologias vegetais, o que evidenciou o nível de degradação das terras, enquanto os valores obtidos com a estimativa do SAVI não apresentaram o padrão geralmente definido para a reflectância da vegetação nos períodos chuvosos ou secos na área de estudo.

Palavras-chave: sensoriamento remoto, degradação, Semiárido.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-08-20

Como Citar

DA SILVA, G. J. F.; DE MACÊDO, M. L. A.; DA SILVA, R. M. Caracterização espaço-temporal das tipologias vegetais em ambiente de caatinga degradada: quantificação por meio de variáveis biofísicas. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 92–110, 2019. DOI: 10.5216/ag.v13i2.55951. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/55951. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos