Caracterização espaço-temporal das tipologias vegetais em ambiente de caatinga degradada: quantificação por meio de variáveis biofísicas
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v13i2.55951Resumen
As características climáticas do Semiárido influenciam fortemente a dinâmica da cobertura vegetal e dos solos, além de variáveis ambientais como albedo e índices de vegetação, entre outras. Pesquisas no Semiárido paraibano têm sido realizadas aplicando metodologias para análise dessas variáveis, sobretudo com base em dados orbitais que têm subsidiado o monitoramento das diferentes paisagens no bioma Caatinga. Assim, esse artigo teve como objetivo analisar a distribuição espaço-temporal e a quantificação do albedo da superfície e do índice de vegetação SAVI, em diferentes tipologias vegetais de caatinga na Bacia Experimental de São João do Cariri-PB. Foram utilizadas imagens do sensor TM/Landsat-5. Os resultados mostraram que a estimativa do albedo foi influenciada pela distribuição espacial das tipologias vegetais, o que evidenciou o nível de degradação das terras, enquanto os valores obtidos com a estimativa do SAVI não apresentaram o padrão geralmente definido para a reflectância da vegetação nos períodos chuvosos ou secos na área de estudo.
Palavras-chave: sensoriamento remoto, degradação, Semiárido.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).