A ferrovia como via de integração nacional: um discurso sobre a unidade territorial
DOI :
https://doi.org/10.5216/ag.v12i3.55779Résumé
Este trabalho intitulado A ferrovia como via de integração nacional: um discurso sobre a unidade territorial tem como objetivo central a análise da materialidade geográfica projetada a partir dos discursos dos geopolíticos militares, no caso, o historiador e geopolítico brasileiro Nelson Werneck Sodré em consonância com o discurso de Mário Travassos. Foi abordada uma perspectiva geopolítica recorrente nas obras e nos discursos promulgados pelos militares, qual seja: a integração nacional e a formação do mercado interno; a ferrovia e a integração territorial. A análise está envolta da perspectiva de formação do território brasileiro, constituindo uma das perspectivas teórico-metodológica do pensamento geográfico: o discurso geográfico como forma de projeção da materialidade territorial de um Estado.
Palavras-Chave: Pensamento Geográfico; Unidade Territorial brasileira; geopolítica brasileira; Nelson Werneck Sodré.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).