ComunicaCidade, ou como a cidade se comunica
DOI :
https://doi.org/10.5216/ag.v13i1.52949Résumé
O objetivo deste artigo é apresentar a cidade – qualquer cidade – como um meio de comunicação, para que essa perspectiva possa ser incluída em estudos geográficos e/ou interdisciplinares. Escrito sob a forma de ensaio, o artigo foi pensado da seguinte maneira: existem evidências que demonstram que a cidade se comunica. Assim, as evidências encontradas foram sistematizadas uma a uma, cotejando a literatura base com as vivências de pesquisa desenvolvidas sobre um lugar específico da cidade de São Paulo. A primeira evidência diz respeito a “ver e ouvir” com atenção a cidade, a segunda, “o patrimônio e a ordem subjacente”, trata de como o ambiente construído participa da comunicação e, a terceira, “o patrimônio e a subjetividade”, diz respeito ao envolvimento pessoal com os lugares da cidade. Ao final, as evidências elencadas são relacionadas entre si, mas tudo o que se espera é contribuir com futuras pesquisas – quem sabe, sobre a égide de uma ComunicaCidade.
Palavras-chave: São Paulo; Centro Histórico; Geografia.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).