Territorialização indígena no Brasil: uma análise da legislação indigenista e suas nuances civilizatórias - DOI 10.5216/ag.v6i1.18714
DOI :
https://doi.org/10.5216/ag.v6i1.18714Résumé
Considerando o território como elemento fundamental nas construções identitárias, esta proposta de estudo das problemáticas pertinentes à territorialização indígena utiliza como elemento reflexivo uma análise crítica dos parâmetros jurídicos concernentes à questão indígena brasileira que, desde os princípios da formação do Estado Nacional, tem sido marcada pela contínua reprodução de relações de poder que ainda se reproduzem na conjuntura histórica contemporânea, suscitando problemas de caráter sócio-político-espaciais que obstruem o diálogo profícuo e o convívio equilibrado entre os diversos grupos culturais que compõem a diversidade étnica brasileira. A projeção no território dos atuais desafios que acometem os povos indígenas nos serve como elemento de verificação das inúmeras contradições que envolvem a legislação indigenista e suas nuances civilizatórias, sendo assim, através de uma perspectiva interdisciplinar, objetivamos um entendimento mais amplo da territorialização indígena e seus respectivos efeitos nas relações interétnicas que compõem a miscelânea da sociedade brasileira.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2012-05-28
Comment citer
SANTOS JUNIOR, A. A. Territorialização indígena no Brasil: uma análise da legislação indigenista e suas nuances civilizatórias - DOI 10.5216/ag.v6i1.18714. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 6, n. 1, p. 18–34, 2012. DOI: 10.5216/ag.v6i1.18714. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/18714. Acesso em: 23 déc. 2024.
Numéro
Rubrique
Articles
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).