Biotecnologia e biodiversidade no Bioma Cerrado: incursões reflexivas
Résumé
Este trabalho tem por objetivo elucidar as discussões sobre o envolvimento da biotecnologia com a biodiversidade do Cerrado, o qual pode ser concebido como bioma e também instrumento de personificação cultural. Os pressupostos que foram levantados partem de pesquisas recentes que indicam o surgimento de uma gama de espécies de sementes produzidas pela biotecnologia devido à necessidade de se intensificar a produção por meio de dois tipos de implementação. A primeira é evidenciada pela possibilidade em tornar áreas do Cerrado propícias à agricultura por via de melhoramento de sementes em circunstância do solo. A segunda é condicionada pelo melhoramento de sementes, fazendo com que a capacidade produtiva de uma determinada área fique acima da média. Essas duas contribuições da biotecnologia, evidentemente, promovem uma potencialização do setor produtivo, mas, em contrapartida, não podem ser consideradas agentes de um desenvolvimento sustentável, uma vez que as espécies criadas pela biotecnologia, do ponto de vista ambiental, são uma ameaça à biodiversidade nativa, neste caso o Cerrado.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).