Indicadores sistêmicos da sustentabilidade urbana: uma alternativa adaptável e aplicável no âmbito dos países em desenvolvimento - DOI 10.5216/ag.v4i12.12778
Résumé
Algumas ideias para o debate de medir a sustentabilidade urbana usando indicadores são apresentadas neste documento, que por sua vez, sugere a abordagem da Teoria das Síndromes de Mudança Global criado pelo Conselho Consultivo de mudança global para Governo Federal da Alemanha (WBGU), e adaptada pelo Centro Nacional Suíço de Competência em Pesquisa Norte-Sul (NCCR N-S), como uma valiosa ferramenta para a criação de indicadores sistêmicos, o que permitirá abordar de forma abrangente as questões urbanas. Finalmente, explica-se com exemplo da intensidade de Síndrome de Favela, a forma como a abordagem NCCR N-S constrói um indicador que é aplicável no contexto dos países em desenvolvimento e sugere alguns ajustes para cobrir mais aspectos para avaliar o estado de os problemas associados com a urbanização não planejada e informal.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).