La transformación de la Praça da Liberdade en un centro museístico
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v19i1.79533Resumen
La investigación pretende presentar una concepción distinta de los museos, que parte de la simple concentración física de equipamientos culturales, para lograr una transformación urbana, con mayor visibilidad e impacto en las ciudades, el cluster. El objeto de estudio es la Praça da Liberdade en Belo Horizonte, un espacio urbano con un fuerte atractivo conmemorativo de acontecimientos políticos y sociales, que fue relevado de sus funciones para dar paso a una superestructura turístico-mediática. Se parte de una recuperación historiográfica de la formación de la plaza, revelando su importancia como conjunto arquitectónico y la relevancia simbólica de este lugar, para explicar los desarrollos derivados de la creación de una nueva lógica urbana en la ciudad.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).