Racismo ambiental, ciudadanía y biopolítica: consideraciones generales sobre espacialidades racializadas
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v15i2.69990Resumen
Este artículo es una revisión teórica sobre la categoría del racismo ambiental. Para vislumbrar la relevancia de ese concepto para el pensamiento geográfico nacional, se recurre a las contribuciones ofrecidas por los paradigmas: ciudadanía, biopolítica y racismo. De esa forma, se pretende no sólo dialogar con un concepto emergente, el racismo ambiental, como también se ambiciona verificar la legitimidad de la hipótesis: si la ocupación de la tierra es, de hecho, determinada por el color de la piel.
Palabras clave: Racismo. Racismo ambiental. Ciudadanía. Biopolítica. Resistencia.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).