Trajetória espaço-temporal de uma corporação em rede: a evolução multifuncional do Grupo Algar
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v15i1.64959Resumen
As corporações multifuncionais e multilocalizadas maximizam vantagens executando difusão espacial e diversificação funcional. No entanto, o ímpeto por constante expansão não prescinde dos acertos político-institucionais necessários à criação de espaço novo aos capitais acumulados. Logo, são organizações que exercem flagrante influência sobre os processos de produção do espaço geográfico. Este trabalho analisa as espacialidades do Grupo Algar, considerando os seus recortes de horizontalidades e de verticalidades, bem como a sua organização em rede. Para tanto, embrenha na arena das estratégias espaciais, organizacionais e sociopolíticas que permeiam o caso em tela, no escopo de clarear as capacidades de influência, de barganha e as precípuas relações de poder. Os procedimentos metodológicos basearam-se em pesquisa bibliográfica, documental e no mapeamento das informações obtidas. A análise aponta, assim, que as espacialidades do Grupo Algar se fazem como um amálgama das distorções intrínsecas à divisão territorial do trabalho em vigência no país.
Palavras-chave: Espaço, corporação, redes técnicas e organizacionais, Grupo Algar.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).