O estatuto do (não)conceito de ‘urbano’ na obra de Henri Lefebvre
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v14i1.60753Resumen
O objetivo deste artigo é tangenciar, em linhas gerais, uma outra chave interpretativa para o estatuto do conceito de urbano na obra de Henri Lefebvre. É, sobretudo, um esforço para tentar encontrar elementos metodológicos utilizados pelo autor que expliquem a intenção por detrás desse conceito. Meu interesse, portanto, é fazer uma geneaologia da definição de urbano em Lefebvre para contribuir para a compreensão do pensamento desse importante filósofo. O conceito de urbano é um dos que mais têm mobilizado debates e controvérsias com relação ao pensamento de Lefebvre, isso porque ele aparece em sua obra com uma abertura muito grande – e não com um fechamento interpretativo. O argumento desenvolvido é que o arranjo conceitual do autor é semelhante à ideia da Dialética como entendida por Adorno, reconhecendo, assim, o estatuto de não conceito para o uso que Lefebvre faz do significante ‘urbano’.
Palavras-Chave: Urbano; Dialética; Não Conceito; Henri Lefebvre
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).