Cartografia Escolar Inclusiva: o jogo digital educacional como instrumento na alfabetização cartográfica de alunos surdos e deficientes auditivos
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v14i1.57350Resumen
As novas metodologias no ensino de Geografia têm buscado propostas modernas para a aproximação entre as comunidades que compõem a sociedade, o que se convencionou chamar de educação inclusiva. Nesse sentido, a pesquisa aqui relatada buscou contribuir no aperfeiçoamento das técnicas voltadas ao ensino e à aprendizagem da Cartografia Escolar de alunos surdos e deficientes auditivos, no município de Santa Maria, RS. A metodologia empregada foi estruturada em três fases: a primeira, na observação dos alunos da Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Cóser; a segunda, foi a construção do perfil dos alunos surdos e deficientes auditivos que estudam no município; a terceira, a avaliação das impressões dos alunos em relação ao jogo digital “CartoCon: Nossa Expedição geográfica”, através da abordagem qualitativa. Os resultados obtidos foram positivos, evidenciando que o jogo digital, quando adaptado às condições dos alunos, é um recurso viável no ensino inclusivo de Cartografia Escolar, atendendo demandas dos estudantes que integram a comunidade surda do município.
Palavras-chave: Ensino de Geografia. Cartografia Escolar Inclusiva. Jogo digital.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).