Uma abordagem geohistórica e etnogeográfica do barroco mineiro aplicada aos estudos da paisagem nas regiões de antiga mineração do Brasil- DOI 10.5216/ag.v5i3.16627
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v5i3.16627Resumen
Esse trabalho discute uma experiência didática direcionada à investigação das relações e interfaces entre diferentes campos do conhecimento, viabilizando a reelaboração de idéias em torno do Período Barroco (e privilegiando paradigmas de interpretação da Geografia Cultural). A metodologia inclui: pesquisa bibliográfica e cartográfica; problematização e formação de grupos de discussão sobre categorias conceituais envolvidas; reconhecimentos de campo; contextualização e sistematização dos dados. O trabalho fez a leitura de elementos iconográficos do período tendo se direcionado a alunos de graduação e pós-graduação em interação com professores do ensino fundamental/médio e propiciando um diálogo com a Geografia Escolar. Foi privilegiada aí a releitura da influência dos afrodescendentes na consolidação de um substrato cultural regional próprio a partir da postulação de que a incorporação da vertente africana no entendimento da cultura nacional permanece como questão que ainda demanda análise mais criteriosa. O Barroco mesclou características profanas e sagradas e ainda produz repercussões na realidade atual. São colocadas em evidência na pesquisa as mixagens interculturais que representaram códigos para a amalgamação de um novo universo cultural regional, cheio de diversidade e dinamismo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).