Agroecologia, saberes locais e Geografia Cultural: representações simbólicas do território da Educação do Campo geografizadas pela proposta educacional da Casa Familiar Rural de Pe. Haruo Sasaki no município de Sapopema (PR) - DOI 10.5216/ag.v5i2.15514
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v5i2.15514Resumen
Este artigo tem como objetivo apresentar os princípios da Agroecologia entrelaçados ao discurso da Geografia Cultural, e, assim, evidenciar o valor da identidade campesina, ressaltando a herança cultural como um conjunto de símbolos e significados, que através do território da Educação do Campo, esses traços vão geografizando as espacialidades e as espacializações que caracterizam a proposta educacional da Casa Familiar Rural Pe. Haruo Sasaki no município de Sapopema – PR; esse lugar é apresentado como um campo de trocas simbólicas, onde os aspectos sociais, políticos, culturais, econômicos e educacionais, bem como, ambientais, são instrumentos internalizados através do saber-fazer, tendo como ponto referencial, os saberes locais trazidos pelos jovens e de seus familiares, que junto dos educadores fazem da proposta da Pedagogia da Alternância e da Agroecologia um arcabouço de teorias e práticas que resgatam e conceituam particularidades de uma realidade vivida, estando essa, embasadas em uma abordagem de interação educacional e cultural, onde são valorizadas e representadas a essência e a intencionalidade do sujeito do campo enquanto cidadão, que procura romper com os velhos paradigmas, de que o campo é lugar de atraso.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-08-29
Cómo citar
MIRANDA, D. J. P.; TEIXEIRA, S. K. Agroecologia, saberes locais e Geografia Cultural: representações simbólicas do território da Educação do Campo geografizadas pela proposta educacional da Casa Familiar Rural de Pe. Haruo Sasaki no município de Sapopema (PR) - DOI 10.5216/ag.v5i2.15514. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 5, n. 2, p. 68–87, 2011. DOI: 10.5216/ag.v5i2.15514. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/15514. Acesso em: 26 nov. 2024.
Número
Sección
Artículos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).