Mangutando culturas: indígenas construindo segurança alimentar e nutricional no Vale do Jequitinhonha - DOI 10.5216/ag.v6i3.21059
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v6i3.21059Abstract
A aldeia Cinta Vermelha-Jundiba (CVJ) representa um caso único no Brasil. Pela primeira vez, um grupo de indígenas formado por diferentes grupos étnicos (Pataxó e Pankararu) se uniu e comprou sua própria terra. Comunicação, cultura e alimentação têm papel fundamental nesse processo. Por isso, este artigo explora os conceitos de comunicação e cultura, relacionando-os à segurança alimentar e nutricional. Propõe-se que a aldeia Cinta Vermelha-Jundiba poderá servir de modelo para as demais comunidades formularem através de seus conhecimentos tradicionais, a reconstrução de suas identidades e a promoção da segurança alimentar e nutricional.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-11-15
How to Cite
LIBERATO, R. S. B.; ROCHA, C. Mangutando culturas: indígenas construindo segurança alimentar e nutricional no Vale do Jequitinhonha - DOI 10.5216/ag.v6i3.21059. Ateliê Geográfico Journal, Goiânia, v. 6, n. 3, p. 95–112, 2012. DOI: 10.5216/ag.v6i3.21059. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/21059. Acesso em: 24 nov. 2024.
Issue
Section
Articles
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).