Identidade e cultura nos campos de cima da Serra (RS): práticas, saberes e modos de vida de pecuaristas familiares produtores do Queijo Serrano - DOI 10.5216/ag.v4i2.9908
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v4i2.9908Resumo
Situada no Sul do Brasil, no Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul (RS), a região dos Campos de Cima da Serra tem na pecuária em sistema de campo nativo uma de suas principais atividades econômicas. As famílias rurais estudadas desenvolveram, juntamente ao sistema de produção da pecuária de corte, a atividade de produção artesanal de um queijo característico da região, o Queijo Serrano. A tradição secular da produção desse queijo foi transmitida de geração a geração, sem grandes mudanças. Apesar de toda a importância histórica, econômica e cultural do Queijo Serrano, as famílias dos produtores tradicionais têm visto seu saber-fazer sendo apropriado por outros grupos de produtores, “melhor adaptados” do ponto de vista técnico e econômico. O presente trabalho busca evidenciar essa disputa, mostrando que as famílias dos produtores tradicionais de Queijo Serrano criaram um sistema de classificação para identificar-se e diferenciar-se dos demais produtores de queijo. Nesse contexto, também busca analisar as políticas públicas engendradas atualmente pelo Estado a fim de proteger o saber-fazer, a cultura e o modo de vida associados à produção artesanal de produtos tradicionais como o Queijo Serrano.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-05-13
Como Citar
KRONE, E. E.; MENASCHE, R. Identidade e cultura nos campos de cima da Serra (RS): práticas, saberes e modos de vida de pecuaristas familiares produtores do Queijo Serrano - DOI 10.5216/ag.v4i2.9908. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 4, n. 2, p. 61–85, 2010. DOI: 10.5216/ag.v4i2.9908. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/9908. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).