Olhares geográfico para o bioma pantanal a partir da música regional
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v19i2.81383Resumo
O bioma Pantanal reúne variada fitogeografia revelando aspectos heterogêneos da paisagem que recobre a área. A porção sudoeste do bioma, composta pelos pantanais de Aquidauana, Miranda e Abobral, tem vivenciado alterações significativas no uso e cobertura da terra materializando transfigurações, desencadeando impactos ambientais e socioeconômicos. Considerando sua importância para a vida em dimensão planetária, torna-se relevante estabelecer reflexões com a sociedade sobre as intercorrências, sendo que a instituição escolar, converte-se no ambiente propício pois congrega um público potencial divulgador de informação e conhecimento. Utilizando a música como instrumento pedagógico, foi desenvolvido com o ensino fundamental na Escola municipal Erso Gomes no município de Aquidauana-MS o processo de consolidação do conhecimento. As ações envolveram pesquisa ação, estudo do meio e metodologia dinâmica. À guisa de conclusão, a utilização da música se revelou eficaz como prática facilitadora do ensino, para professor e aluno. Os resultados advindos desse estudo convertem-se em instrumentos pedagógicos diversificando o trabalho docente, potencializando o ensino sobre a realidade local, dando suporte a reflexão e produção de conhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).