Classificação de terras no sistema de capacidade de uso, na sub-bacia Coimbra, Reserva Privada de Desenvolvimento Sustentável Legado Verdes do Cerrado, Goiás
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v19i3.81098Resumo
O uso sustentável do solo minimiza impactos agrícolas no ambiente e sua adoção se baseia na análise integrada de atributos morfológicos, físicos, químicos, relevo e fluxos hídricos. Este estudo buscou agrupar áreas de mesmo nível de potencialidades e fragilidades, no Legado Verdes do Cerrado, Goiás, utilizando o Sistema de Classes de Capacidade de Uso da terra, que classifica os terrenos em ordem crescente de limitações e fragilidades, de I a VIII. Foram avaliados 13 pontos quanto à profundidade, textura, fertilidade, declividade, vegetação e erosão, em Latossolos, Cambissolos, Plintossolos e Neossolos. Dentre as classes identificadas II, III, IV, V, VI e VIII, predominaram as classes III (36,6% - cultivo anual somente associado a práticas de manejo complexas) e VIII (32,9% - inadequada para agropecuária). As fragilidades e restrições ao uso se relacionaram a processos erosivos devido à declividade e textura dos solos, requerendo medidas de média complexidade para prevenção e mitigação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).