Análise da evolução da produção de soja no cerrado no período de 1975 a 2020
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v19i2.80286Resumo
Nos últimos 20 anos o Brasil se destacou pela intensificação da produção agrícola, principalmente na região do Cerrado com a produção da soja, a qual se tornou o principal produto da pauta agroexportadora do país. Este trabalho analisa o movimento da produção de soja no Cerrado e seu impacto no desenvolvimento da infraestrutura viária e na taxa de ocupação no setor agrícola no período de 1975 a 2020, a partir do acompanhamento do deslocamento do centro médio da área plantada de soja no Cerrado. Como resultado, identificou-se, inicialmente, o deslocamento da produção, cuja concentração estava localizada ao norte do estado de São Paulo, para a região Centro-Oeste, com indícios de que nos anos posteriores o centro médio da produção de soja tenha se deslocado no sentido norte e nordeste. Quanto ao desenvolvimento da infraestrutura na região, pode-se concluir que a implementação de rodovias se deu de forma heterogênea, tendo seu início nas mesmas regiões de deslocamento do centro médio da produção de soja.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).