Digitalização e mobilidade urbana em uma cidade não metropolitana: a uberização em Campos dos Goytacazes/RJ
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v17i2.76652Resumo
O processo de digitalização do espaço geográfico, a agudização do meio técnico-científico-informacional, revela-se pela radicalização da transformação das atividades cotidianas por meio da mediação das técnicas da era digital, como o uso de aplicativos para serviços de transporte. No entanto, essa camada digital integra-se a processos sócio-históricos materializados no espaço geográfico, como analisamos em Campos dos Goytacazes. A entrada da Uber na cidade com ofertas de serviços de transporte mediadas por aplicativos agravou a situação já precária da mobilidade urbana, integrando um espaço urbano com profunda desigualdades, marcado pela segregação residencial e pela periferização da população de baixa renda. Esse novo serviço implicou nos problemas urbanos já existentes, reproduzindo desigualdades socioespaciais e contribuindo, ao mesmo tempo, para a precarização do trabalho.
Palavras-chave: Mobilidade urbana; precarização do trabalho; uberização; Campos dos Goytacazes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).