Geovisualizando a geodiversidade do Heavy Metal ao longo dos anos pelo mundo
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v18i1.76355Resumo
Este trabalho, de caráter exploratório e interdisciplinar, buscou congregar interseções entre a cultura Heavy Metal e a geodiversidade, focalizando em expressões textuais/paisagísticas de canções, álbuns e bandas do referido gênero musical. Para tal, buscou-se aliar o amparo teórico da Geografia da Música e da acepção de paisagem sonora com o respaldo técnico/cartográfico da geovisualização como possibilidade de divulgação dos resultados. Viu-se, a partir de dados angariados na Encyclopaedia Metallum, que aspectos de interesse geológico, geomorfológico e hidrológico possuem reverberações iconográficas e sonoras no Heavy Metal, as quais foram analisadas mediante características específicas de seus subgêneros e representadas em uma aplicação de webgis simplificado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).