Espaços livres de edificação e com vegetação arbórea nos pátios e no entorno das escolas municipais em Curitiba/PR
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v16i3.72808Resumo
A vegetação nas cidades traz inúmeros benefícios. Para as crianças, esses espaços podem ser usados na educação formal, como estratégia para prevenir o contágio pelo coronavírus ou como forma de ensino com e na natureza. Para que haja a possibilidade desses processos de ensino e aprendizagem em ambientes naturais, é preciso que eles estejam disponíveis próximos das escolas. Assim, essa pesquisa objetivou investigar, com a utilização de ferramentas de geoprocessamento e dados espaciais disponíveis gratuitamente, a existência de cobertura vegetal arbórea no pátio e nos Espaços de Uso Público, Livres de Edificação e com Vegetação (EUPLEVs) do entorno das escolas municipais de ensino fundamental I de Curitiba (PR), bem como as condições de acesso e permanência nesses EUPLEVs considerando as vias de trânsito de maior fluxo de veículos. Como resultado, encontrou-se que, das 185 escolas analisadas, 11 não possuíam vegetação arbórea no pátio ou EUPLEVs do entorno escolar, enquanto outras 6 escolas, embora possuíssem vegetação arbórea nos EUPLEVs, apresentaram obstáculos de trânsito para o acesso ou permanência nesses espaços.
Palavras-chave: Escolas. EUPLEVs. Cobertura Vegetal Arbórea. Forest School.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).