Percepção ambiental e legibilidade do espaço: um estudo no contexto universitário
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v16i1.70386Resumo
A produção desordenada do espaço urbano gera consequências negativas no bem-estar e na qualidade de vida dos habitantes, promovendo, danos ambientais que podem der irreversíveis. O artigo objetiva analisar a percepção ambiental no ambiente universitário e entender como a legibilidade do espaço ajuda na percepção ambiental. Trata-se de uma pesquisa aplicada e exploratória, utilizando trabalho de campo de abordagem qualitativa, os dados foram obtidos através das entrevistas e observação participante. Os entrevistados foram divididos em três classes: aluno, professor e colaborador. Eles foram questionados sobre o significado do Campus, elementos distintivos do local, indicações do percurso mais comum feito pelos entrevistados e justificativas das indicações dos elementos distintivos. Predominaram definições positivas nas classificações sobre o significado do Campus, sendo: amplo e arborização/árvores, citadas por 25% dos entrevistados. Os resultados obtidos indicam que os mapas mentais foram instrumentos importantes e eficazes, para identificar a construção do conhecimento espacial e legibilidade por parte dos estudantes, professores e servidores do campus.
Palavras-chave: Paisagem. Espaço urbano. Universidade. Areas verdes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).