Ensino e Geografia no Livro Cidades de Papel: Conceitos geográficos na narrativa literária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ag.v15i2.69534

Resumo

O trabalho tem como objetivo analisar a geografia contida na obra literária: Cidades de Papel (2014) identificando e transcrevendo trechos da obra analisada em que conhecimentos geográficos associados às categorias de paisagem, espaço e lugar são expostos no decorrer da narrativa literária por meio de observações feitas pelos personagens da obra, de situações vivenciadas e noções espaciais relacionadas à localização. Para tanto, se fez necessário um embasamento teórico em autores que versam sobre a temática em questão. O método utilizado foi o da percepção, tendo por base os estudos de Tuan (2012 e 2013). Diante da leitura e análise da obra escolhida, identificou-se conhecimentos pertinentes ao ensino de geografia, podendo ser trabalhados pelos professores em sala de aula, facilitando, assim, aos alunos no desenvolvimento das habilidades de ler e interpretar textos e, através deles, identificar e compreender os conceitos geográficos presentes nas obras literárias. Dessa forma, entendemos que as produções literárias podem ser utilizadas como ferramentas teórico-metodológicas pelo professor no ensino de Geografia e que podem propiciar ao aluno, através das percepções das obras literárias, o desenvolvimento no processo de aprendizagem.

Palavras-chaves: Literatura. Percepção. Ensino de Geografia.

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Publicado

2021-10-22

Como Citar

DA SILVA CHAVES, F. L.; DO NASCIMENTO NETO, L. E. Ensino e Geografia no Livro Cidades de Papel: Conceitos geográficos na narrativa literária. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 219–235, 2021. DOI: 10.5216/ag.v15i2.69534. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/69534. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos