A Feira Interinstitucional Agroecológica: alternativas para a construção da Soberania Alimentar na Região Metropolitana de Goiânia
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v15i1.66864Resumo
Este artigo versa sobre as problemáticas socioambientais, bem como os efeitos para a saúde, desencadeadas pela estruturação do agronegócio no Brasil, em especial em Goiás e Centro-Oeste brasileiro. As problemáticas são discutidas à luz dos conceitos de território e soberania alimentar e apresentam um breve histórico da tomada de consciência da sociedade civil sobre os malefícios deste modelo fomentado pelo Império Agroalimentar global. Neste contexto, realizam-se reflexões sobre as práticas estratégicas para a construção da soberania alimentar na Região Metropolitana de Goiânia. É apresentada e discutida a experiência da Feira Interinstitucional Agroecológica, pautada no tripé ensino-pesquisa-extensão. Com base nesta experiência, o objetivo central do presente artigo, foi o de analisar como a articulação construída pode potencializar a possibilidade de acesso à alimentação saudável, ampliando o debate sobre a importância do seu consumo, a partir do papel educativo propiciado pela aproximação agricultor/a – consumidor/a.
Palavras chaves: produção agroecológica; agricultura camponesa; extensão universitária; desenvolvimento socioterritorial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).