Educação patrimonial: um recurso para alfabetização cultural no Ensino Fundamental - DOI 10.5216/ag.v3i1.6256
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v3i1.6256Resumo
A Educação Patrimonial é uma proposta interdisciplinar de ensino voltada para questões pertinentes ao patrimônio ambiental/cultural. Pode ser aplicada em comunidades próximas a patrimônios reconhecidos, como sítios arqueológicos, assim como em escolas com o objetivo de sensibilização sobre a importância do reconhecimento, da valorização e da conservação do patrimônio da região. Grande parte das comunidades desconhece a riqueza do patrimônio histórico e arqueológico de seus territórios. Este trabalho destaca a importância da educação patrimonial e suas possibilidades como atividade para estimular a curiosidade científica sobre os primórdios da cultura regional. Como uma alternativa para o fomento da alfabetização cultural no ensino fundamental, é apresentada a “Caixa-do-tempo” – um recurso didático-pedagógico apropriado para trabalhar noções de arqueologia no ensino fundamental. Palavras-chave: Educação Patrimonial, Arqueologia, material didático-pedagógico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-05-14
Como Citar
PACHECO, I. A.; VARGAS, I. A. de. Educação patrimonial: um recurso para alfabetização cultural no Ensino Fundamental - DOI 10.5216/ag.v3i1.6256. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 3, n. 1, p. 92–106, 2009. DOI: 10.5216/ag.v3i1.6256. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/6256. Acesso em: 13 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).