O ensino do lugar: reflexões sobre o conceito de lugar na Geografia

Autores

  • Mariângela Oliveira de Azevedo Rede Municipal de Educação de Goiânia, Goiânia, Goiás, Brasil.
  • Elson Rodrigues Olanda Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, Goiânia, Goiás, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ag.v12i3.57540

Resumo

O presente trabalho origina-se da dissertação de mestrado intitulada O ensino do lugar e o lugar do ensino: o conceito de lugar geográfico como dimensão de uma educação emancipadora no Ciclo II do Ensino Fundamental. O artigo que aqui propomos, intitulado “O ensino do lugar: reflexões sobre o conceito de lugar na Geografia”, tem por base o capítulo 2 da referida dissertação. Neste trabalho, buscamos realizar uma reflexão específica a respeito do conceito de lugar em Geografia, apresentando diferentes concepções teóricas, especialmente nas linhas crítica e humanística, suas significações científicas e aplicações cotidianas ao ensino de Geografia no Ciclo II do Ensino Fundamental. Ainda, abordamos a relação dialética entre o lugar e o mundo em uma perspectiva multiescalar, imersa no processo de globalização econômica atual. Com isso, intentamos delinear as discussões sobre o lugar geográfico na Geografia acadêmica e na Geografia escolar, identificando e analisando as bases teóricas que nos ancoraram na reflexão sobre a prática pedagógica em sala de aula.

Palavras-chave: Ensino de Geografia. Lugar. Ciclo II.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

DE AZEVEDO, M. O.; OLANDA, E. R. O ensino do lugar: reflexões sobre o conceito de lugar na Geografia. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 12, n. 3, p. 136–156, 2018. DOI: 10.5216/ag.v12i3.57540. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/57540. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos