Limites e possibilidades das temáticas físico-naturais na Base Nacional Curricular Comum: analisando os anos finais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v14i1.56940Resumo
O objetivo do trabalho é compreender a operacionalização dos modos de raciocínio (JO e BEDNARZ, 2009) e habilidades de pensamento (ANDERSON e KRATHWOHL, 2001) na produção dos conceitos espaciais ligados às temáticas físico-naturais, considerando as habilidades previstas na BNCC para os anos finais do ensino fundamental. Tais análises permitiram concluir que as temáticas físico-naturais privilegiam níveis de compreensão e processamento no campo das operações de raciocínio, bem como a exploração de conceitos espaciais complexos. Ao final, verifica-se a necessidade de resgatar a observação como habilidade primária de produção do conhecimento geográfico, de modo a resgatar a ideia de situação geográfica na direção da produção de sentidos significativos para as temáticas físico-naturais em múltiplas realidades escolares.
Palavras-Chave: raciocínio geográfico; ensino de geografia; currículo; ensino fundamental II.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).