Maná, carisma e hierofania: compreensões do sagrado para a Geografia da Religião

Autores

  • Avacir Gomes dos Santos Silva Universidade Federal de Rondônia, Rolim de Moura, Rondônia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ag.v13i2.55773

Resumo

O espaço não é a priori. A apreensão dele ocorre em função das espacialidades geográficas. Mas como construímos as concepções de espaço? Por que o categorizamos entre sacralidades e profanidades? Os conceitos de maná, carisma e hierofania, referentes à manifestação do sagrado, direcionam-nos para o entendimento do espaço geográfico como contributo do fenômeno religioso. Assim, nosso intuito é analisar como a formulações desses conceitos foram significativas à consolidação da Geografia da Religião. Para tanto, recorremos aos estudos comparativos dos clássicos de Émile Durkheim: “Formas elementares da vida religiosa” (2008); de Marx Weber: “Sociedade e Religião” (2009); de Mircea Eliade: “O sagrado e Profano” (2010) e de Zeny Rosendahl: “Hierópolis” (2009), entre outros. Numa primeira aproximação pontuamos a existência, a diferenciação e qualificação dos espaços sagrados e profanos defendidas por esses autores. Somente com essas classificações cognitivas o homem dos tempos primordiais conseguiu se localizar e configurar o espaço. Dessa herança passamos a formular os conhecimentos geográficos até chegarmos na Geografia da Religião.

Palavras-chave: Imagens. Espaço Sagrado. Espaço Profano. Hierofania.

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Publicado

2019-08-20

Como Citar

SANTOS SILVA, A. G. dos. Maná, carisma e hierofania: compreensões do sagrado para a Geografia da Religião. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 224–239, 2019. DOI: 10.5216/ag.v13i2.55773. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/55773. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos