Processos de recontextualização nas Aulas de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v12i3.55066Resumo
Este artigo tem como enfoque central discutir os fundamentos didático-pedagógicos da Geografia Escolar que se recontextualizam no conjunto da prática pedagógica por meio dos conteúdos geográficos. Nesse intento, tecer-se-á considerações basilares acerca da teoria de Basil Bernstein, com destaque para o conceito de recontextualização, tendo por base o modelo do discurso pedagógico. Na sequência, apresentaremos uma discussão sobre o papel dos temas e conteúdos do ensino de Geografia utilizando situações da prática pedagógica no processo de construção de discursos pedagógicos na Geografia Escolar. No contexto da prática docente do professor de Geografia, será evidenciado o conteúdo “Migração”, com o objetivo de compreender os processos recontextualizadores nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental, anos finais. Os dados empíricos a serem apresentados são parte da pesquisa de tese intitulada Professores Iniciantes de Geografia: Processos de Recontextualização da Formação Inicial no Contexto da Prática Docente. Os resultados apontaram para processos de recontextualização que evidenciam potencialidades docentes relativas à Didática da Geografia e as fragilidades relativas aos conteúdos geográficos.
Palavras-Chave: Teoria de Bernstein. Ensino de Geografia. Recontextualização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).