Representação e Ensino de Geografia: contribuições teórico-metodológicas - DOI 10.5216/ag.v2i3.5333

Autores

  • Salete Kozel UFPR
  • Wilson Galvão UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5216/ag.v2i3.5333

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar aspectos teórico-metodológicos associados à Representação e Ensino. A metodologia em questão, os Mapas Mentais, é referenciada pela Geografia das Representações. Os mapas mentais desenvolvidos nesta investigação revelaram as representações de Geografia construídas por um grupo de alunos da 6ª série do Ensino Fundamental, evidenciando uma correspondência entre o fazer escolar desenvolvido pelo professor, a escola e a aprendizagem geográfica. Portanto, essa metodologia, aliada à hermenêutica que perpassa o conceito de Geração de Ambiências, possibilitou catalisar o cotidiano dos educandos, assim como a compreensão do conceito de geografia construído pelo grupo. Tais eventos promoveram o desenvolvimento da aprendizagem, fornecendo subsídios para se pensar, ou mesmo repensar, alguns elementos e processos atinentes à geografia escolar. Palavras chave: Geografia das Representações, ensino de geografia, mapas mentais, geração de ambiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-24

Como Citar

KOZEL, S.; GALVÃO, W. Representação e Ensino de Geografia: contribuições teórico-metodológicas - DOI 10.5216/ag.v2i3.5333. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 2, n. 3, p. 33–48, 2008. DOI: 10.5216/ag.v2i3.5333. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/5333. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos