Representação e Ensino de Geografia: contribuições teórico-metodológicas - DOI 10.5216/ag.v2i3.5333
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v2i3.5333Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar aspectos teórico-metodológicos associados à Representação e Ensino. A metodologia em questão, os Mapas Mentais, é referenciada pela Geografia das Representações. Os mapas mentais desenvolvidos nesta investigação revelaram as representações de Geografia construídas por um grupo de alunos da 6ª série do Ensino Fundamental, evidenciando uma correspondência entre o fazer escolar desenvolvido pelo professor, a escola e a aprendizagem geográfica. Portanto, essa metodologia, aliada à hermenêutica que perpassa o conceito de Geração de Ambiências, possibilitou catalisar o cotidiano dos educandos, assim como a compreensão do conceito de geografia construído pelo grupo. Tais eventos promoveram o desenvolvimento da aprendizagem, fornecendo subsídios para se pensar, ou mesmo repensar, alguns elementos e processos atinentes à geografia escolar. Palavras chave: Geografia das Representações, ensino de geografia, mapas mentais, geração de ambiência.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-24
Como Citar
KOZEL, S.; GALVÃO, W. Representação e Ensino de Geografia: contribuições teórico-metodológicas - DOI 10.5216/ag.v2i3.5333. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 2, n. 3, p. 33–48, 2008. DOI: 10.5216/ag.v2i3.5333. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/5333. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).