Uma abordagem geohistórica e etnogeográfica do barroco mineiro aplicada aos estudos da paisagem nas regiões de antiga mineração do Brasil- DOI 10.5216/ag.v5i3.16627
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v5i3.16627Resumo
Esse trabalho discute uma experiência didática direcionada à investigação das relações e interfaces entre diferentes campos do conhecimento, viabilizando a reelaboração de idéias em torno do Período Barroco (e privilegiando paradigmas de interpretação da Geografia Cultural). A metodologia inclui: pesquisa bibliográfica e cartográfica; problematização e formação de grupos de discussão sobre categorias conceituais envolvidas; reconhecimentos de campo; contextualização e sistematização dos dados. O trabalho fez a leitura de elementos iconográficos do período tendo se direcionado a alunos de graduação e pós-graduação em interação com professores do ensino fundamental/médio e propiciando um diálogo com a Geografia Escolar. Foi privilegiada aí a releitura da influência dos afrodescendentes na consolidação de um substrato cultural regional próprio a partir da postulação de que a incorporação da vertente africana no entendimento da cultura nacional permanece como questão que ainda demanda análise mais criteriosa. O Barroco mesclou características profanas e sagradas e ainda produz repercussões na realidade atual. São colocadas em evidência na pesquisa as mixagens interculturais que representaram códigos para a amalgamação de um novo universo cultural regional, cheio de diversidade e dinamismo.
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