(A)GENTES DE CHOQUE FIESTA, POTENCIA Y PLACER
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v6i2.66310Resumo
O texto que apresentamos medita, desde o Uruguay, sobre a práctica do Choque como dispositivo relacional e performático para instalalo na via pública. O Choque e uma práctica corporal híbrida, onde confluim diferentes ritmos que podemos identificar como de raiz africana e que nos permite pensar e acionar ao redor dos mandatos de masculinidade, os corpos normados, a captura do prazer e a festa como potencia coletiva. O texto encara algunas ideias iniciais sobre estes asuntos do ponto de vista de um corpo que soa, grita e se manifesta com palabras. Com a certeza de que é necesario una pesquisa da potencia do común e a relevancia que a danza pode ter nos processos de germinação de otras corporalidades.
Palavras chave: corporalidade; Choque; festa.
Downloads
Referências
DELEUZE, Gilles y PARNET, Claire. Diálogos. Valencia, Pretextos, 1980.
HAN, Byung-Chul. La agonía del Eros. Madrid: Herder, 2016.
ROLNIK, Suely. Esferas de la insurrección. Buenos Aires: Tinta Limón, 2019.
SEGATO, Rita. La guerra contra las mujeres. Madrid: Traficantes de sueños, 2016.
SZTULWARK, Diego. La ofensiva sensible. Neoliberalismo, populismo y el reverso de lo político. Buenos Aires: Caja Negra, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Itzel Ibargoyen, Sofía Lans, Matias Arismendi, Martina Gramoso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.