(A)GENTES DE CHOQUE FIESTA, POTENCIA Y PLACER
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v6i2.66310Abstract
El presente escrito reflexiona, desde Uruguay, sobre el Choque como dispositivo relacional y performático para ponerlo a funcionar en la vía pública. El Choque es una práctica corporal híbrida, donde confluyen diferentes ritmos que podemos nombrar como de raíz africana y que nos permite pensar y accionar en torno a los mandatos de masculinidad, los cuerpos normados, la captura del placer y la fiesta como potencia colectiva. El texto aborda algunas ideas iniciales sobre estos temas desde un cuerpo que suda, grita y se manifiesta en palabras. Con la convicción de que es necesario una búsqueda de la potencia de lo común y la relevancia que la danza puede tener en estos procesos de germinación de otras corporalidades.
Palabras claves: corporalidades; Choque; fiesta.
Downloads
Riferimenti bibliografici
DELEUZE, Gilles y PARNET, Claire. Diálogos. Valencia, Pretextos, 1980.
HAN, Byung-Chul. La agonía del Eros. Madrid: Herder, 2016.
ROLNIK, Suely. Esferas de la insurrección. Buenos Aires: Tinta Limón, 2019.
SEGATO, Rita. La guerra contra las mujeres. Madrid: Traficantes de sueños, 2016.
SZTULWARK, Diego. La ofensiva sensible. Neoliberalismo, populismo y el reverso de lo político. Buenos Aires: Caja Negra, 2019.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Itzel Ibargoyen, Sofía Lans, Matias Arismendi, Martina Gramoso
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.