Children's playground integrated arts on the university scene

artes integradas na cena da universidade

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v10i2.79543

Abstract

Abstract

This article is a critical and reflective experience report about the show: Children... or Our Invented Childhoods! (2012). The objective is to present and analyze one of the main works of the Coletivo Integrado de Artes Terreiro da Infância, approaching the method, methodology and poetic elements constitutive in the assembly process, such as: memory, image, imagination and the imaginary. From the direction notes and the logbooks of two of the actors and two of the actresses, we were able to recapturate the discussions presented here. We believe that exposing work to written appreciation is a way of collaborating with: new ways of creating drama for childhood; other ways of conceiving narratives for children and youth, and guiding the relevance of childhood learning and children in the teaching processes in scenic arts degrees, especially.

Keywords: Integrated Arts; Collective creation; Children; Childhood memories.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Natássia Duarte Garcia Leite de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, natassiagarcia@ufg.br

Artista da cena, pesquisadora, profa. Dra. da Universidade Federal de Goiás. Atualmente atua como docente dos cursos de graduação em Teatro e Direção de Arte; e no Mestrado do Programa de PósGraduação em Artes da Cena – todos vinculados à Escola de Música e Artes Cênicas. É coordenadora dos seguintes laboratórios: Laboratório de Montagens Cênicas e Teatro Educação (LabMonTe/ EMAC/ UFG); Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Artes da Cena (Lapiac), este vinculado à EMAC e à Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD/UFG); Laboratório de Criação de Indumentárias, Acervo de Figurino e Ateliê de Costura (LabCriaa). E, desde 2010, também é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos (NEPIEC). 

Yasmin Carolina Ribeiro Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, yasmincarolina190@gmail.com

Licenciada em Artes Cênicas e Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Pitágoras Unopar. Foi professora na rede estadual de educação do Estado de Goiás nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e hoje atua como professora de teatro e música para crianças e adolescentes em programas sociais públicos e privados na cidade de Professor Jamil, localizada no interior de Goiás, e se dedica a pesquisar o ensino do teatro na infância e suas relações e implicações sociais, culturais e pedagógicas a partir de uma abordagem inter e transdisiciplinar.

Roger Thomas Nero de Oliveira, Universidade Federal de Goiás(UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, thomas_nero@hotmail.com

Mestre em Artes pelo PROFARTES/IFG (2021), pós-graduado em Arte na Educação pela FAVENI (2024) e graduado em Artes Cênicas pela UFG (2016). Coordenador Pedagógico e do Núcleo de Pesquisa em Artes no Pontão de Cultura Cidade Livre desde 2012, é professor efetivo de Teatro em Aparecida de Goiânia (desde 2019) e integrante da Cia de Teatro Cidade Livre. Atuou em projetos culturais, fóruns e conselhos municipais, além de possuir ampla experiência docente e participação em coletivos e grupos teatrais.

Takaiuna Correia da Silva, Universidade Federal de Goiás(UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, takaiunacorreia@ufg.br

Dramaturga. Criadora da Escola Latino-Americana de Dramaturgias Emergentes. Doutoranda e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Com especialização em Políticas Culturales de Base Comunitária pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales/Argentina. Desenvolve atividades de pesquisa em artes e educação no Grupo de Pesquisa e Extensão LUDOS-UFG.

Cleber Vieira dos Santos, Universidade Federal de Goiás(UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, clebersanvie@gmail.com

Licenciado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Cleber Sanviê é ator, professor de teatro, de interpretação para vídeo e de arte. Iniciou seus estudos artísticos aos 14 anos, em 1999, na Escola de Teatro do Centro Cultural Martim Cererê e no Centro Cultural Gustav Ritter (AGEPEL). Ao longo de sua trajetória, participou de diversos espetáculos teatrais, além de festivais nacionais. No audiovisual, atua em comerciais para TV e internet.

References

BABUGEM, Eduardo Oliveira. Artes da cena e infância: reflexões críticas acerca da práxis com o teatro na educação infantil. 2022. 114 f. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.

BARBOSA, Ivone Garcia; GARCIA, Natássia. Teatro para a infância: uma experiência com a linguagem teatral na formação de professores da educação infantil. O Teatro Transcende, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 77–91, 2012. DOI: 10.7867/2236-6644.2012v17n1p77-91. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/oteatrotranscende/article/view/31 23. Acesso em: 15 out. 2024.

BARROS, Manoel de. Exercícios de ser criança. Bordados de Antônia Zulma et.alli. sobre desenhos de Demóstenes Vargas. Rio de Janeiro. Salamandra. 1999.

_______. Memórias inventadas. As Infâncias de Manoel de Barros. São Paulo. Editora Planeta do Brasil. 2008.

_______. Entrevistas concedidas a Bosco Martins, Cláudia Trimarco e Douglas Diegues". Revista Caros Amigos - edição no 117 – 2008. Reproduzida em 13 novembro 2014.

BERGSON, Henri. Matéria e memória. Săo Paulo: Martins Fontes. 1990. (Original publicado em 1897)

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução Sérgio Paulo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.

BRECHT, Bertolt. Teatro Dialético. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1967.

_______. Estudos sobre teatro. Tradução Fiama Pais Brandão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.

CEZAR, Pedro & ADLER, Kátia (Produção). Só dez por cento é mentira: a desbiografia de Manoel de Barros. Documentário. 81 min. Colorido. Brasil. Artezanato Eletrônico. 2008.

CHAPLIN, Charles. O Garoto. Direção: Charles Chaplin. Produção: Charles Chaplin Productions. Estados Unidos. 1921. YouTube.

CROCHIK, Leon. Preconceito e inclusão. WebMosaica – Revista do Instituto Cultural Judaico Marc Chagall, v.3, n.1 (jan-jun), 2011.

DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Devir intenso, devir animal, devir imperceptível. In: DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Mil platôs. Rio de Janeiro: Ed. 34 Letras. 1997. (Original publicado em 1980). p. 11-113.

DESGRANGES, Flávio. A Pedagogia do espectador. São Paulo: Editora Hucitec. 2010.

ITAÚ SOCIAL. Seminário A Escrevivência de Conceição Evaristo: primeiro dia, 30 nov. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bzwGCFEkEf4 Acesso em: 02 out. 2023.

JUNIOR, Norval Baitello. Podem as imagens devorar os corpos. Sala Preta, São Paulo, Brasil, v. 7, p. 77–82, 2007. DOI: 10.11606/issn.2238- 3867.v7i0p77-82. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57322.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Um Vôo Brechtiniano: Teoria e prática da peça didática. São Paulo: Perspectiva; FAPESP, 1992.

LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. Tradução: Anna Maria Barros De Vecchi e Maria Sílvia Mourão Netto. São Paulo: Summus, 1978.

OLIVEIRA, Natássia Duarte Garcia Leite de. Teatro dialético em terras estranhas: a (in)diferenciação entre sujeito e objeto na formação cultural. 2013. 277 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.

OLIVEIRA, Roger Thomas Nero de. Aproximações entre o teatro comunitário e a educação escolar: uma experiência na EMEI Professora Vinovita Guimarães da Silva. Trabalho de Conclusão de mestrado. Programa de Pós- Graduação em Artes - Mestrado Profissional em Artes (Rede ProfArtes). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG. Aparecida de Goiânia. 2023.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Jogo de papéis: um olhar para as brincadeiras infantis. São Paulo: Cortez, 2011.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Tradução para a língua portuguesa sob a direção de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira – São Paulo: Perspectiva, 2015.

PEREGRINO, Giselly dos Santos. Manoel de Barros e Walter Benjamin: Diálogos sobre a Infância. Revista Litteris – Literatura, número 5, julho de 2010.

_________. Infância, educação e Manoel de Barros. Curitiba: CRV. 2017.

ROCHA, Amabile. A invenção da infância. YouTube, publicado em 12 de outubro de 2020, 25:55min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=h1WiZoQ6Sj8. Acesso em 14 de fevereiro de 2022.

RYNGAERT, Jean-Pierre. O jogo dramático no meio escolar. Coimbra: Centelha, 1981.

SLADE, Peter. O jogo dramático infantil. Tradução de Tatiana Belinky; direção de edição de Fanny Abramovich. São Paulo: Summus Editorial, 1978.

SILVA, Takaiúna Correia da. As dramaturgias comunitárias em uma atriz. 2021. 102 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5573.

SILVA, Yasmin Carolina Ribeiro. A Saudade de José: uma experiência teatral e pedagógica com as crianças e os adolescentes da associação sócio-cultural cidade livre. Trabalho de Conclusão de Curso. Escola de Música e Artes Cênicas, Universidade Federal de Goiás. Goiânia. 2016.

SILVA, Yasmin Carolina Ribeiro. In cena: teoria e prática teatral à luz de Vigotski. 2019. 111 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.

SPERBER, Suzi Frakl. Ficção e Razão: uma retomada das formas simples. São Paulo: Editora Hucitec: Aderaldo & Rothschild: FAPESP, 2009.

STANISLÁVSKI, Konstantin. A preparação do ator. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1994.

____________. A criação de um papel. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2004.

VALDEZ, Diane. O que teria na trouxa de Maria? Ilustrações de Alda Miriam Ribeiro. Goiânia: Cânone Editorial, 2016.

VIGANÓ, Suzana Schmidt. As regras do jogo: A Ação Sociocultural em Teatro e o Ideal Democrático. São Paulo: Hucitec, 2006.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico livro para professores. Tradução de Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

Published

2025-02-11 — Updated on 2025-02-12

Versions

How to Cite

DUARTE GARCIA LEITE DE OLIVEIRA, Natássia; RIBEIRO SILVA, Yasmin Carolina; THOMAS NERO DE OLIVEIRA, Roger; CORREIA DA SILVA, Takaiuna; VIEIRA DOS SANTOS, Cleber. Children’s playground integrated arts on the university scene: artes integradas na cena da universidade. Art on Stage Journal, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 35–73, 2025. DOI: 10.5216/ac.v10i2.79543. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/79543. Acesso em: 5 dec. 2025.