HUTUKARA

Entre a pele e a casca

Autori

  • Joelma Maria Batista Araújo Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Vitória, Espírito Santo, Brasil, pornosascorpas@gmail.com
  • Marcela de Macedo Cavallini Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, BRasil, marcelademacedo@gmail.com
  • Sofia Gentil Mussolin Universidade Federal Fluminense, UFF, Niterói, Rio de Janeiro, BRasil, sofiagmussolin@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v9i1.77616

Abstract

O presente artigo visa destrinchar o processo de concepção da vídeo-cena “Hutukara: Entre a Pele e a Casca”, através do aprofundamento das diversas manifestações artísticas presentes na obra e seus enlaces. Concebido, primeiramente, através do coletivo  formado no Ateliê de dança “Nós” e depois transformado em linguagem audiovisual, a obra perpassa tanto o trabalho corporal diante de incentivos multiespécies quanto pela fabulação, essa enquanto discurso de uma realidade menos direcionada a partição Natureza/Cultura e mais interessada em discutir o Antropoceno pelo viés do emaranhado de modos de vida. A obra lida com as mutações do corpo do Planeta Terra através de uma perspectiva que ressoa as múltiplas camadas entre sonho e realidade, bordadas na relação entre arte e sabedoria do povo Yanomami.

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Biografie autore

Joelma Maria Batista Araújo, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Vitória, Espírito Santo, Brasil, pornosascorpas@gmail.com

Joelma Araújo é artista, economista, pesquisadora e educadora. Atuou como professora de Economia para graduação e curso técnico e como tutora da UAB em curso de Especialização em Gestão Pública. Em educação também tem atuado com o público infanto-juvenil e crianças e jovens portadores de deficiências intelectuais. Atua como professora de teatro. Como artista visual, participa de mutirões de graffiti, como Sereia Cyborg e também já realizou ilustração de livros. Performou e co-dirigiu a Videodança coletiva Hutukara: entre a pele e a casca, apresentada no 3° Festival Internacional de Ecoperformance (2023). Pesquisa o corpo como território em deslocamento com os territórios geográficos e assim vai (re)construindo sua identidade de mulher branca cis nordestina em trânsito.

Marcela de Macedo Cavallini, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, BRasil, marcelademacedo@gmail.com

Marcela Cavallini é performer e dançarina sudaka, professora de yoga. Cria modos de participação nas Artes, considerando os processos de criação, formalização e recepção, com intuito de articular redes de vinculações. Doutoranda em Artes Visuais na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre no Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes, da Universidade Federal Fluminense. Especialista em Ciência, Arte e Cultura na Saúde, pelo Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ. Licenciada em Dança pela Faculdade Angel Vianna e em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense. Estudou no Programa Fundamentação EAV, do Parque Lage. Formou-se profissionalmente em Dança Contemporânea, pela Escola de Teatro e Dança Fafi-ES. Atualmente, está vinculada ao BRISA Lab com o projeto de pesquisa “Territórios Sensíveis: Baía de Guanabara”, financiada pela Prince Claus Fund e Instituto Goethe.

Sofia Gentil Mussolin, Universidade Federal Fluminense, UFF, Niterói, Rio de Janeiro, BRasil, sofiagmussolin@gmail.com

Sofia Mussolin é artista-pesquisadora com bacharelado em Imagem e Som, pela Universidade Federal de São Carlos (2017). Foi bolsista do Programa Jovens Talentos para a Ciência, com bolsa PIBID/CAPES. Selecionada no Programa Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades, para Intercâmbio na Universidade de Coimbra (UC) – Portugal, no mestrado em Design e Multimédia e Estudos Artísticos (2014/15). Mestre pelo PPGAV/UFRJ (2019), com bolsa CNPq. Atualmente é Doutoranda no PPGCA/UFF (2020) com bolsa CAPES. Desenvolve investigação na intersecção fotografia, audiovisual e performance, com discussões acerca do Antropoceno, cosmologias e epistemologias do sul, em relação entre corpos sencientes, territórios e seus diálogos cosmopolíticos. Participa do BrisaLab/UFF e do Projeto de Pesquisa e Criação Artística “Territórios Sensíveis”, que tem apoio do Prince Claus Fund, Goethe Institut e FAPERJ. Atua desde 2013 entre direção de fotografia, roteiro e edição para cinema, exposições e residências artísticas coletivas e individuais no Brasil e no exterior.

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Pubblicato

2023-12-10

Come citare

BATISTA ARAÚJO, J. M.; CAVALLINI, M. de M.; MUSSOLIN, S. G. HUTUKARA: Entre a pele e a casca. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 9, n. 1, p. 147–174, 2023. DOI: 10.5216/ac.v9i1.77616. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/77616. Acesso em: 12 mag. 2024.