ECOPERFORMANCE

Perspectivas Possíveis para as Artes Performativas

Autori

  • Wolfgang Pannek Academy of Fine Arts Leipzig, Leipzig, Alemanha, wolfgangpannek@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v9i1.77363

Abstract

Com referência ao International Ecoperformance Film Festival, o artigo introduz à ecoperformance e à ecorporalidade, dois conceitos cunhados pela coreógrafa brasileira Maura Baiocchi e desenvolvidos em colaboração com o diretor alemão Wolfgang Pannek no âmbito das investigações em artes performativas realizadas pela Taanteatro Companhia. Além disso, o artigo explora possíveis contribuições do perspectivismo do filósofo alemão Friedrich Nietzsche e do multiperspectivismo ameríndio do antropólogo brasileiro Eduardo Viveiros de Castro para a teorização da ecoperformance enquanto prática performativa multiperspectivista e interespécie e discute seu papel no processo de superação da AntropoCena, apresentada como paradigma dominante das artes performativas no Antropoceno, rumo à SimbioCena, enquanto paradigma performativo do “Simbioceno”, conceito proposto pelo filósofo ambiental australiano Glenn Albrecht para designar uma hipotética era futura do planeta Terra.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Wolfgang Pannek, Academy of Fine Arts Leipzig, Leipzig, Alemanha, wolfgangpannek@hotmail.com

Wolfgang Pannek é diretor, performer, autor, tradutor e produtor. Integrante (1992) e codiretor (1994) da Taanteatro Companhia. M.A. (filosofia, letras e psicologia) pela FernUniversität Hagen (Alemanha). Doutorando em filosofia na Academia de Artes de Leipzig sob orientação de Marc Rölli. Diretor de produção da Mostra 95 Butoh e Teatro Pesquisa, idealizador e diretor de produção de Artaud 100 Anos, coordenador do Intercâmbio Cultural Matola-Brasil (2005) e organizador da Hans Thies Lehmann Brasil Tour 2010. Idealizador e produtor da Ocupação Artaud (2016) e da Ocupação Deleuze (2017) no Teatro Aliança Francesa de São Paulo. Atuou como coreógrafo e ator em Os Sertões, sob direção de José Celso Martinez Corrêa. Criou e dirigiu a trilogia cARTAUDgrafia (2015) sobre a vida e obra de Antonin Artaud e o espetáculo 1001 PLATÔS (2017) baseado na obra Mil Platôs de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Idealizou e produziert o filme coletivo The Theatre and the Plague (2020). Na televisão participou como ator do seriado “fdp” (HBO Brasil), da telenovela “Além do horizonte” (TV Globo) e da série “El Presidente: Jogo da Corrupção” (Amazon Prime).

Riferimenti bibliografici

Livros:

BAIOCCHI, Maura; PANNEK, Wolfgang. Choreographic Theatre of Tensions: forces & forms. São Paulo: Transcultura, 2020.

BAIOCCHI, Maura; PANNEK, Wolfgang. Taanteatro: forças & formas. São Paulo: Transcultura, 2018.

CASTRO, Eduardo Viveiros de. Metafísicas Canibais. São Paulo. Ubu Editora e n-1 edições, 2018.

CASTRO, Eduardo Viveiros de. Cannibal Metaphysics: For a Post-structural Anthropology. Trans. Peter Skafish. Minneapolis: Univocal, 2014.

DELEUZE, Gilles. Spinoza: Practical Philosophy. Trans. Robert Hurley. San Francisco: City Lights Books, 1988.

LEHAMNN, Hans-Thies. Foreword: A radically “green” theater. In: BAIOCCHI, Maura; PANNEK, Wolfgang. Choreographic Theatre of Tensions: Forces & Forms. São Paulo: Transcultura, 2020. p. 7-10.

PANNEK, Wolfgang; BAIOCCHI, Maura. Towards a Symbio-Scene. In: PANNEK, Wolfgang (org). Ecoperformance. São Paulo: Transcultura, 2022. p. 123-217.

PANNEK, Wolfgang. Ecoperformance. In: PANNEK, Wolfgang (org). Ecoperformance. São Paulo: Transcultura, 2022. p. 16-31.

WITHMAN, Walt. Leaves of Grass. New York: Modern Library, 1950.

Artigos:

ALBRECHT, Glenn; VAN HORN, Gavin. Exiting the Anthropocene and Entering the Symbiocene. In: Human and Natures Press. Disponível em: https://humansandnature.org/exiting-the-anthropocene-and-entering-the-symbiocene/. Acesso em: 8 jun. 2023.

Websites:

Environmental Dance. Disponível em https://environmental-dance.com/. Acesso em: 8 jun. 2023.

Fórum de Ecoperformance. Disponível em http://forum-de-ecoperformance.blogspot.com/

International Ecoperformance Film Festival. Disponível em www.ecoperformance.art.br. Acesso em: 8 jun. 2023.

NIETZSCHE, Friedrich. Nietzsche Source: Digital Critical Edition. Disponível em http://www.nietzschesource.org/. Acesso em: 10 jun. 2023.

NIETZSCHE, Friedrich. Die fröhliche Wissenschaft (A Gaia Ciência). Disponível em http://www.nietzschesource.org/#eKGWB/FW. Acesso em: 10 jun. 2023.

NIETZSCHE, Friedrich. Jenseits von Gut und Böse: Vorrede. (Além do Bem e do Mal). Disponível em http://www.nietzschesource.org/#eKGWB/JGB. Acesso em: 10 jun. 2023.

NIETZSCHE, Friedrich. Nachgelassene Fragmente. Disponível em www.nietzschesource.org/#eKGWB. Acesso em: 10 jun. 2023.

Projeto [des]colonizações. https://descolonizacoestaanteatro.wordpress.com/2019/09/20/forum-de-ecoperformance/. Acesso em: 8 jun. 2023.

WITHMAN, Walt. Song of Myself (1892 version). In: Poetry Foundation. Disponível em : https://www.poetryfoundation.org/poems/45477/song-of-myself-1892-version. Acesso em: 10 jun. 2023.

Vídeos:

DAN Devir Ancestral. Disponíveis em https://vimeo.com/127608235 e https://vimeo.com/273608188 . Acesso em: 8 jun. 2023.

Cerrado Ancestral. Disponível em https://vimeo.com/85623662. Acesso em: 8 jun. 2023.

Entrevista:

BAIOCCHI, Maura. Ecoperformance: Interview with Maura Baiocchi. [Entrevista concedida a] Wolfgang Pannek. Youtube, canal do International Ecoperformance Film Festival, publicado em 06 de fevereiro de 2023. Disponível em www.youtube.com/watch?v=pHyXIgqvngg. Acesso em: 8 jun. 2023.

Pubblicato

2023-12-10

Come citare

PANNEK, W. ECOPERFORMANCE: Perspectivas Possíveis para as Artes Performativas. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 9, n. 1, p. 035–073, 2023. DOI: 10.5216/ac.v9i1.77363. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/77363. Acesso em: 13 mag. 2024.