Entre o Passo e a Pisada, a Festa e as Memórias:

Quando as poéticas populares encantam a formação do artista educador em dança

Autori

  • Tainá Dias de Moraes Barreto Instituto Federal de Goiás, IFG, Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil, tainadmb@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v8i2.74362

Abstract

Este artigo descreve e analisa os caminhos percorridos na experiência de ensino de danças populares em um curso de licenciatura em dança no qual a aproximação com os conteúdos da cultura popular se dá por meio de duas componentes curriculares obrigatórias, uma que abarca processos criativos e outra que focaliza os processos de ensino-aprendizagem advindos de contextos tradicionais. O trajeto docente aqui descrito apresenta como premissas a vivência em campo, a investigação da história pessoal e o conceito de ancestralidade, apontando também para a necessidade de revisão e descolonização dos currículos de graduação em dança. As reflexões são desenvolvidas em consonância com o que propõem os estudos decoloniais e o campo da interculturalidade.

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Pubblicato

2023-06-20

Come citare

BARRETO, T. D. de M. Entre o Passo e a Pisada, a Festa e as Memórias:: Quando as poéticas populares encantam a formação do artista educador em dança. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 8, n. 2, p. 047–090, 2023. DOI: 10.5216/ac.v8i2.74362. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/74362. Acesso em: 10 nov. 2024.