Laboratório de artes cênicas na socioeducação.
Pedagogia teatral para jovens em conflito com a lei.
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v7i2.70455Abstract
Dissertação de mestrado em arte do autor realizada na Universidade de Brasília. Discorre sobre o processo criativo em artes cênicas que concebi como professor-artista-pesquisador no laboratório de narrativas e teatralidades na socioeducação. O objetivo deste artigo é desenvolver uma pedagogia teatral para jovens em conflito com a lei na XXX. Os dados foram coletados por meio da análise de conteúdo das narrativas teatralizadas desses jovens e da escuta sensível às suas inquietações. No período entre fevereiro de 2019 e março de 2020 os socioeducandos teatralizaram suas narrativas em quadros cenográficos sobre liberdade, aprisionamento e geracionalidade. Deste ponto, construiu-se uma pedagogia socioeducativa com as artes cênicas. A perspectiva conceitual-metodológica abrange diálogos entre o sociodrama de Moreno e a performance de Goffman nos campos de estudo da cena. Eles possuem em comum uma teoria de papéis específica ao contexto da pesquisa. A problemática do estudo circunscreveu uma transversalidade entre sociologia e teatro: quais são os vínculos entre as cenas narradas e as mesmas cenas, teatralizadas? As discussões dos resultados e suas considerações finais recomendam processos criadores estético-cênicos a partir dos estudos da cena como campo aberto à diversificação de olhares: texto vivo, quadros cenográficos e o ator-narrador.
Palavras-chave: artes cênicas; socioeducação; narrativas; teatralidades.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 José de Souza; Profº Drº Paulo Bareicha
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.