Questa è una versione superata pubblicata il 2022-03-25. Visita la versione più recente.

O(s) As vozes que geram a forma no teatro negro feminista da Capulanas Cia. de Artes Negra

Não possui

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v7i2.70393

Abstract

O objetivo deste artigo é relatar uma experiência de militância feminista negra por meio da poética artística. Acompanharemos a trajetória da Capulanas Cia de Arte de Negra, grupo teatral de mulheres negras periféricas da zona sul da cidade de São Paulo e o seu trabalho estético que contribui para a produção de novas epistemes. Aqui, um cruzamento de vozes apresenta perspectivas sobre o trabalho da companhia, seus processos criativos e a recepção do público com uma de suas obras. Com isso, refletimos sobre o pensamento estético de um teatro negro que abrange temas sociais e políticos.

 

Palavras-chave: Teatro Negro. Feminismo Negro. Artetnografia. Corpo Motriz.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Kleber Lourenço, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Kleber Lourenço é ator, bailarino, coreógrafo, encenador, arte-educador e pesquisador em artes da cena. Doutorando em Artes pelo PPGArtes da UERJ, bolsista CAPES e Mestre em Artes pela UNESP, encenador na Capulanas Cia de Arte Negra e diretor artístico do Visível Núcleo de Criação. Integra o grupo de pesquisa MOTIM – Mito, Rito e Cartografias Femininas na Arte (CNPq/UERJ) e a Descentradxs – Red Descentrar la Investigación em Danza. Seus trabalhos concentram-se nas linguagens da dança e do teatro atuando nas áreas de coreografia, encenação e formação pedagógica.

E-mail: lourencokleber@gmail.com 

Riferimenti bibliografici

COLLINS, Patricia Hill. Em direção a uma nova visão: raça, classe e gênero como categorias de análise e conexão (1989). In: MORENO, Renata (org). Reflexões e práticas de transformação feminista. São Paulo: SOF, 2015. p.13-42. (Coleção Cadernos Sempreviva. Série Economia e Feminismo, 4)

DAVIS, Angela. Mulheres, cultura e política. Tradução: Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2017.

FERREIRA, Marcos. Espirito Sangoma. In: Capulanas Cia de Arte Negra, 16 maio 2011. Disponível em: <http://ciacapulanas.blogspot.com/2011/05/espirito-sangoma-prof-marcos-ferreira.html?m=1>. Acesso em: 27 maio 2020.

GOMES, Carlos Antônio Moreira; MELLO, Marisabel Lessi de (org). Diálogos teatrais: o Fomento compartilha (2013 – 2015). São Paulo: SMC, 2016.

KOTEBAN, Ana. In: FAUSTINO, Carmen (org). Mulheres líquidos: os encontros fluentes do sagrado com as memórias do corpo terra. São Paulo: Capulanas Cia de Arte Negra, 2014. p. 74.

LIGIÉRO, Zeca. Corpo a corpo: estudo das performances brasileiras. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.

LORDE, Audre. A transformação do silêncio em linguagem e ação (1977). In: Portal Geledés, 28 mar. 2015. Disponível em: < https://www.geledes.org.br/a-transformacao-do-silencio-em-linguagem-e-acao/>. Acesso em: 20 nov. 2018.

MARÇAL, Débora. In: FAUSTINO, Carmen (org). Mulheres líquidos: os encontros fluentes do sagrado com as memórias do corpo terra. São Paulo: Capulanas Cia de Arte Negra, 2014. p. 37.

NASCIMENTO, Maria Beatriz. Beatriz Nascimento, quilombola e intelectual: possibilidade nos dias da destruição. São Paulo: Editora Filhos da África, 2018, 488 p.

OBACI, Priscila. In: FAUSTINO, Carmen (org). Mulheres líquidos: os encontros fluentes do sagrado com as memórias do corpo terra. São Paulo: Capulanas Cia de Arte Negra, 2014. p. 40.

PAIXÃO, Adriana. In: FAUSTINO, Carmen (org). Mulheres líquidos: os encontros fluentes do sagrado com as memórias do corpo terra. São Paulo: Capulanas Cia de Arte Negra, 2014.

_______________. In: SILVA, Salloma Salomão Jovino da; CAPULANAS Cia de Arte Negra (org.). Negras insurgências: teatros e dramaturgias negras em São Paulo, perspectivas históricas, teóricas e práticas. São Paulo: Ciclo Contínuo, 2018. p. 58

ROSA, Flávia. In: SILVA, Salloma Salomão Jovino da; CAPULANAS Cia de Arte Negra (org.). Negras insurgências: teatros e dramaturgias negras em São Paulo, perspectivas históricas, teóricas e práticas. São Paulo: Ciclo Contínuo, 2018. p. 66

SILVA, Cidinha da. In: FAUSTINO, Carmen (org). Mulheres líquidos: os encontros fluentes do sagrado com as memórias do corpo terra. São Paulo: Capulanas Cia de Arte Negra, 2014. p. 6.

SILVA, Kleber Rodrigo Lourenço. Da dança armorial ao corpo motriz: em busca do corpo brincante. 2015. 105 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instiuto de Artes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, 2015.

SILVA, Salloma Salomão Jovino da; CAPULANAS Cia de Arte Negra (org.). Negras insurgências: teatros e dramaturgias negras em São Paulo, perspectivas históricas, teóricas e práticas. São Paulo: Ciclo Contínuo, 2018. p. 11.

Pubblicato

2022-03-25

Versioni

Come citare

LOURENÇO, K. O(s) As vozes que geram a forma no teatro negro feminista da Capulanas Cia. de Artes Negra: Não possui . Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 7, n. 2, p. 196–220, 2022. DOI: 10.5216/ac.v7i2.70393. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/70393. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê Temático