Didi, Maltrapilho Trapalhão
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v5i2.58963Abstract
O presente artigo procura encontrar índices da imagem popular do malandro e vadio na constituição de um tipo cômico consagrado pela cultura de massa. Didi, tipo cômico criado por Renato Aragão em 1960, espelha o excluído, mal trajado, inadaptado, muitas vezes, vadio. Esperto e independente, rei da facécia e do improviso, pode ser definido como o renunciador (DAMATTA, 1997) ou o pária suspeito (ARENDT, 2005), ambos personagens que prometem ao povo um universo social alternativo ao abdicarem de prestígio e das leis da sociedade organizada.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.