O DRAMA MÍTICO DE DIONISO: ENTRE O ÊXTASE EMBRIAGADOR E O LIRISMO SAGRADO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v2i2.43680Parole chiave:
Dioniso, Mito, Ditirambo, Teatro Grego, Rituais, Danças Sagradas.Abstract
Este artigo delineia a trajetória do mito de Dioniso, a divindade do êxtase embriagador e do lirismo sagrado, e investiga o que distinguimos como sagrado dionisíaco que vai além dos limites abalizados pelo moderado Apolo, bem como rudimentos de danças ritualísticas e o início do teatro grego. Para isso, refaz o caminho de Dioniso na antiguidade, explorando o imaginário da criação e suas diversas expressões fundamentando-se na mitologia, no simbolismo, nos rituais e na arte como pressupostos da sua sobrevivência na Grécia Clássica. O principal objetivo é demonstrar a trama sincrética da simbologia desses elementos nas diferentes expressões culturais onde se enraízam e se originam decisões e atos que configuram as fronteiras entre a objetividade e a subjetividade na concepção da materialidade artística, situando esta na zona transcendente que se transfigura no real. Nesta discussão, aborda-se o aspecto do Ditirambo e de rituais agrários que revivem o simbolismo, o imaginário e ressignificam os mitos arcaicos que se reatualizam e vivificam rituais pré-históricos na contemporaneidade.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BOLEN, Jean Shinoda.Os Deuses e os Homens: uma nova psicologia da vida e dos amores masculinos. Tradução de Maria Sílvia Mourão Netto. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2005.
BRANDÃO, Junito de Souza. Teatro Grego: tragédia e comédia. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
ELIADE, Mircea. Mito e Realidade. Tradução de Póla Civelli. São Paulo: Perspectiva, 2007.
NEUMANN, Erich. A Grande Mãe: um estudo fenomenológico da constituição feminina do inconsciente. São Paulo: Cultrix, 1999.
SCHECHNER, Richard. Between Theather and Antropology. Philadelpia: The University of Pennsylvania Press, 1985.
SILVA, J. C. Avelino da. Teatro grego e realidade social. In: Caminhos. Revista do Mestrado em Ciências da Religião, UCG. Goiânia: Ed. da UCG, v.1, n.2, jul./dez. 2004. p. 185-207.
SILVA, J. C. Avelino da. Disciplina Mestrado -O conceito de alma em Platão, (Paper) PPGSCR-PUC-Goiás 2010.
TURNER, Victor. From Ritual to Theatre: the human seriousness of play. New York: PAJ Publications, 1982.
WOSIEN, Bernard. Dança: um caminho para a totalidade. São Paulo: Triom Editora, 2000.
WOSIEN, Maria-Gabriele. Danças Sagradas: o encontro com os Deuses. Madrid, Espanha:Edições Del Prado, 1997.
WOSIEN, Maria-Gabriele. O Anjo e a Serpente. Seminário. Tradução: Rassata. Brasília: Rodas da Lua. 2002.
WOSIEN, Maria-Gabriele. Dança: símbolos em movimento. Tradução de Bettina Aring Mauro. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2004.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.