Cenas de Tradições na Chapada dos Veadeiros
conexões poéticas para o aprendizado cênico
DOI :
https://doi.org/10.5216/ac.v8i2.74363Résumé
Este artigo propõe-se apontar expressividades das tradições presentes na região da Chapada dos Veadeiros no estado de Goiás, criando conexões reflexivas para o aprendizado estético-cênico no âmbito do espaço de ensino. A partir de projeto de pesquisa e extensão desenvolvida neste espaço geográfico, mostra-se um mapeamento de festejos, danças e encenações que refletem aspectos histórico-culturais reveladores de saberes fundamentais para a formação de discentes no ensino superior das artes cênicas.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, Maria Geralda. Territórios de Quilombolas: pelos vãos e serras dos Kalungas de Goiás – patrimônio e biodiversidade de sujeitos do Cerrado. Revista Ateliê Geográfico –Edição especial nº 9. Goiânia, 2010.
ANTONACCI, Maria Antonieta. ÁFRICA/BRASIL: corpos, tempos e histórias silenciadas. Revista Florianópolis, v. 1, n. 1, jan/jun, 2009, p. 46 – 67.
BARBEIRO, Heródoto, CANTELE, Bruna e SCHNEEBERGER Carlos. História de olho no mundo do trabalho. In: Editora Scipione. Paraná, 2006.
SILVA JUNIOR, A. R. Festejo quilombola: o kalunga, o divino, o verso. In: Anais do IV ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, Salvador/BA, 2008a. Disponível em http://www.cult.ufba.br/enecult2008/14640.pdf
LONGO, Clerismar Aparecido. O cotidiano da mulher negra em casa grande & senzala. In: RASSI, Sarah Taleb. (Org) Negros na sociedade e na cultura brasileiras III. Goiânia: Editora da UCG, 2008, p. 47-63.
OLIVEIRA, Érico José. Do que o (de)colonial camufla nas artes cênicas. In: OLIVEIRA, Érico José (Org.) Artes Cênicas e Decolonialidade - Conceitos, Fundamentos, Pedagogias e Práticas. São Paulo: e-Manuscrito, 2022. p. 05-14.
NETO Francisco Antônio Nunes, ABID, Pedro Rodolpho Jungers. Ancestralidades e Memórias: Pluriepistemologias e Interculturalidade na Educação Básica. Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, art. 3, out. 2020. p. 43-58.
MINISTEÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Uma história do povo kalunga. Secretaria de Educação Fundamental - MEC; SEF, 2001.
ROBATTO, Lia, Dança em processo – a linguagem do indizível. Salvador: Centro editorial e didático da UFBA, 1994.
ROSENDAHL, Zeny. Espaço e religião: uma abordagem geográfica. 2ª edição. Rio de Janeiro: UERJ, NEPEC, 1996.
SAHLINS, Marshall. O "pessimismo sentimental" e a experiência etnográfica: por que a cultura não é um "objeto" em via de extinção (Parte I). Revista Mana – estudos de antropologia social. Museu Nacional, Rio de Janeiro, vol.3, 1997. p. 41-73.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Jonas Sales 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.